quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vegetar !

Este é possivelmente uma publicação mais difícil do que o costume. É sempre mais comum escrever sobre roupas, modelos e cães bonitos e simpáticos ...

Possivelmente também "meterei os pés pelas mãos" e no final é possível que não me consiga explicar... Mas ultimamente é um dos temas sobre os quais mais tenho lido e mais me tem interessado: Vegetar!

Depois de algumas tentativas (falhadas) de deixar de comer animais, finalmente consegui entrar num processo mais tranquilo e eficaz. Aos poucos fui reduzindo a quantidade de carnes na minha alimentação até as excluir por completo. Há sensivelmente três meses que não como carne. (Claro que me sinto um bocadinho cobarde por (ainda) comer peixes. Mas também acho que não vale a pena ser se totalmente radical e as coisas feitas com mais calma e tranquilidade conseguem sempre ser mais ponderadas e eficazes.

O motivo? Ética animal.
Porque é que é tão criticado? Ainda não sei... Normalmente não me crticam muito nem me fazem grandes dissertações sobre coisas horríveis que faço na minha vida. Como fumar que nem um cavalo, apanhar sol em demasia, comer coisas que fazem realmente mal à saúde como doces ou fritos ou mesmo perder noites, descansar pouco ou o que quer que seja... Quando se toca no tema "estou a tentar ser vegetariana e quero mesmo abolir os animais da minha alimentação" (...) UIIIIIIIIIIII... Que crime que estou a cometer! Pensamentos pouco estudados e senso comum apoderam se das mentes que me rodeiam e criticas surgem como se de ilumiados se tratassem!

Acho mesmo que é uma causa perdida, e também como não sou extremista em relação a nada, acho que mais vale dizer que as pessoas têm razão e que no fundo, graças a Deus e a Buda, cada um vai fazendo o que quer.

Segundo o que tenho lido e querendo passar a "minha" mensagem... O que se passa é: Realmente existem vários motivos para uma pessoa ser Vegetariana/Vegan... O que quer que seja. Para mim, começou e resume basicamente ao respeito pelos animais-não humanos.

" O respeito pela vida animal. Consideram injusta e cruel a matança e o sofrimento de animais para o consumo humano, por causa da violência que esse processo envolve. Muita gente sabe que os animais abatidos sangram até morrer. Diariamente são mortos milhares de pintos machos, só porque não produzem ovos. Alguns são esmagados. Outros são sufocados. Muitas vezes a produção de carne para consumo humano provoca nos animais sofrimentos indescritíveis e desnecessários. "

Acho que a dada altura ganhei outro tipo de consciência, informei me e tomei uma decisão. Não sou falsa, se gosto do sabor da carne? Claro que sim... São quase 30 anos a comer bifinhos com cogumelos, salsichas enroladas em couve-lombarda e lasanhas maravilhosas com carne picada. Mas se quero continuar a comer animais que têm o mesmo sistema nervoso central dos meus cães? Que sentem medo, pânico? Que não são respeitados enquanto seres? Que sofrem até à morte? Não quero obrigada.

Deixar de comer carne faz assim tanto mal à saúde? Também não me parece, e deixa me triste que as pessoas sejam tão criticas quando são tão pouco informadas.

*Motivos!Motivos!Motivos!*

* Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta as hipoteses de ter um ataque cardíaco ou desenvolver cancros.

* A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.


* Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem pôr ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.

*  As seguintes doenças são comuns em comedores de carne: anemias, apendicite, artrite, cancro de mama, cancro de cólon, cancro de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes. Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo. Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e cancros .

*  Os animais sofrem dor e medo como nós. Passam as últimas horas de sua vida trancados num camião, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.

Se podemos substiuir a carne de um modo saudável sem ficarmos fracos e morrermos de fraqueza como regra geral as pessoas acham que acontece? Sim, também é possível! :) (Espectacular!)

" De um modo geral, todos os alimentos vegetais contêm algumas proteínas. A única diferença é que na carne as proteínas são completas, isto é, com todos os aminoácidos essenciais.

O nosso corpo consegue sintetizar a maioria dos aminoácidos, mas oito deles (leucina, isoleucina, valina, treonina, metionina, fenilalanina, triptofano e lisina - em crianças, a histidina é também considerada um aminoácido essencial) devem obter-se através da alimentação. Actualmente sabe-se que o nosso corpo consegue combinar os aminoácidos provenientes de diferentes refeições para produzir proteínas completas.

Por isso, através de uma alimentação vegetariana não é difícil fornecer proteínas completas ao organismo, bastando para tal fazer uma dieta variada.

A realidade é que os omnívoros consomem proteínas em excesso, o mesmo já não se passando com a maioria dos vegetarianos. A menor propensão a doenças relacionadas com o excesso de consumo de proteínas e de gorduras saturadas (doenças cardíacas, níveis elevados de colesterol, etc.) por parte dos vegetarianos prova que alimentação vegetariana pode ser mais saudável do que uma alimentação à base de carne. Vários estudos, por exemplo os do PCRM (Comité Médico para uma Medicina Responsável - http://www.pcrm.org), mostram pois que a carne não é essencial para a saúde. Em vegetais, frutas, leguminosas e cereais podemos obter os nutrientes de que o nosso organismo necessita, incluindo as proteínas. "


* Soja, Tofu, Seitan, Arroz integral, Côco, Beterraba, Quinoa, Pasta de amendoim, ervilhas, abacate, Aveia, Grão e muitos verdes * têm sido (a minha salvação!). Neste momento ainda como ovos (bio) e passei a substituir o leite normal por de arroz/amendoa.


Para me ir informando e cimentado as minhas opiniões "carrego-me" de videos duros e tenho lido não só sobre o tema como pesquisando receitas maravilhosas e diferentes. Motivação para o mês de Fevereiro: Descobrir os melhores restaurantes Vegan de Lisboa (e tentar arrastar os mais corajosos até lá ahahhahah!)

Boas refeições para todos, não sejam tão críticos e por favor: O 25 Abril já foi há uns aninhos, liberdade para todos!




                                           












2 comentários:

  1. Mafalda, fico a aguardar pelas dicas de restaurantes Vegan!! :))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh Obrigada MM :)
      Eu ainda só experimentei um no Parque das Nações e adorei.
      Ando com imensa vontade de ir aos Tibetanos e ao Psi.

      Em breve vou pesquisar, correr alguns e depois dou feedback :)

      Eliminar